segunda-feira, 4 de outubro de 2010

RESUMO DO CAP. V - TEORIA PLOTÍNICA DA BELEZA

Teoria plotínica da Beleza



Plotino e Aristóteles
O fundamento da visão de Plotino sobre a Beleza é platônica como também parte de uma crítica a Aristóteles. Para Plotino, a Beleza não podia consistir na harmonia das partes do objeto estético como pensava Aristóteles.
Beleza do Simples?
A única maneira de vermos a simplicidade total em matéria de cor: era se só existisse uma cor, no mundo. Para o homem, não existe nem existirá jamais nada que seja  esteticamente apreciável como “simples”, como puro e uno.
Para Plotino que ao comparar a Beleza com música, diz que, ao ouvirmos uma música, não é somente o todo da sonata ou da sinfonia que nos agrada; é cada som isolado, isto é, cada parte do objeto estético musical inteiro, é belo.
Influência Platônica em Plotino
Plotino envereda por um caminho neoplatônico ligando novamente a beleza das coisas terrestres à participação numa Beleza absoluta, isso para enfrentar o impasse que segundo ele próprio via o pensamento aristotélico.
A Influência de Platão é evidente em Plotino através das palavras assim como o caráter de êxtase e arrebatamento místico ligado a Beleza.
Artes Visuais, Auditivas e de Ação 
Alguns estetas modernos, tentando classificar as Artes, partem dos sentidos estéticos por excelência, a visão e a audição. As artes são classificadas em visuais, como a Pintura, e auditivas, como a Música.  No caso de um cego ele jamais poderá fruir da beleza de um quadro, e um surdo total também nunca poderá fruir a beleza de uma sonata. Existem ainda Artes como a Poesia ou o Romance sendo mais intelectuais e de ação. Plotino percebeu que os dois sentidos estéticos por excelência eram a visão e a audição.
Plotino e Kant
Para Kant, além da inteligência e a vontade, existe uma terceira faculdade, apta a julgar da Beleza.  É o juízo de gosto, que Kant afirma ser governado pela sensação de prazer e desprazer, dominado pela imaginação livre, aliada, talvez ao entendimento. Plotino antecipou este pensamento à Kant.
A identificação entre Beleza e Bem é platônica, mas Plotino não deixou de afirmar, pelo menos, a necessidade de estudar o Feio e o Mal, mesmo que ele da primazia hierárquica à Beleza e o Bem.
Plotino, Hegel e Maritain
Plotino resolve o problema do prazer estético de modo inteiramente diverso. Para ele, a alegria que a alma sente diante de uma obra origina-se do fato de que, diante dela, nós sentimos que estamos diante da chispa de outra alma humana.
O pensamento estético de Plotino influenciou todo o pensamento primitivo medieval e os escoláticos; Santo Agostinho e Santo Tomás trazem sua marca, indiscutivelmente.
Plotino e Bergson
Foi Bergson quem revalorizou, modernamente, o “conhecimento místico”, reconhecendo que os místicos cristãos, como Santa Tereza e São João da Cruz, colocavam-se diretamente em contato com aquilo que a intuição buscava.
A Duas Definições da Beleza
Para Plotino, a “Beleza não é uma harmonia, é uma luz que dança sobre a harmonia”, é a idéia de Platão, do esplendor, do brilho da Beleza.  A natureza desta luz para Platão acentuara que ela era o reflexo da Beleza Absoluta, fazendo brilhar os seres terrestres, fossem ele da Natureza ou da Arte. Plotino define a Beleza como uma luz que dança sobre a harmonia, tentando como que uma primeira síntese entre a luz platônica e a harmonia aristotélica.

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