quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CRÍTICA ESTÉTICA




O croqui foi elaborado para a avaliação de NP2 da disciplina de Projeto e Varejo ministrada pela professora Rosana Naccarato. O trabalho concite na elaboração de uma mini - coleção coordenada para o segmento jeans e composta por cinco croquis. O tema proposto foi “O lugar”, que poderíamos definir livremente, usando a imaginação. A escolha do público também particular.
A coleção foi direcionada para as adolescentes e tema desenvolvido foi “Atlântida – O reino perdido”. Todas as peças foram desenvolvidas em índigo blue explorando diversas possibilidades de beneficiamento industrial para encontrar todos os tons de azul que imprimisse essa ambiência marítima.

SOBRE O TEMA ESCOLHIDO
Misterioso e etéreo, assim ficou marcado o continente perdido. Para Platão, uma civilização desenvolvida, um elo entre o velho e o novo mundo. Tão negado quanto estudado, o império de Poseidon é puro enigma. 
Lenda ou verdade, viajamos por sereias douradas, deusas, semideuses, luas, mares, jardins e seres alados.
Atlântida era uma potencia marítima e Poseidon era seu rei. Por amor a Clito, Poseidon construiu muralhas de água para viver seu grande amor. Tiveram cinco pares de gêmeos e construíram um palácio com muros de ouro e prata e um reino de riquezas materiais e espirituais.



SOBRE O CROQUI ANALISADO
O croqui analisado é o que reproduz a peça conceitual da coleção. É um micro vestido tomara que caia coberto por escamas resinadas, aplicadas artesanalmente com todos os tecidos usados no restante da coleção.
Possui uma silhueta evasê, com um ar juvenil. As cores utilizadas compõem um dégradé em uma referencia direta ao mar com todos os seus tons, da superfície até o fundo recheado de algas.  O mitológico universo de Poseidon está presente na peça e a contemporaneidade no conceito.


CROQUI ANALISADO SOB A LUZ DE PLATÃO

Atlântida era um reino visto por todos da época como perfeito, supremo, mas na verdade era uma idealização do paraíso. Uma idealização é uma tentativa aproximação do real. Filosofia distante do pensamento de Platão (que teve interesse no estudo sobre o continente), a cópia do paraíso, não é o paraíso. Isso evidenciou as imperfeições de Atlântida, segundo a lenda, e assim provocara a ira dos deuses, e um maremoto tragara o continente em um dia e uma noite. Da mesma forma o croqui é uma imitação da realidade e por isso não contempla a Beleza Absoluta idealizada por Platão em seu pensamento, onde ele reforça que o Belo e a Verdade são elementos que deverão ser compreendido em toda manifestação de beleza. A elaboração de uma coleção de moda e a execução dos seus símbolos (croquis) se distancia do pensamento de Platão, já que está distante do mundo das ideias puras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário