quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resumo



Considerações sobre uma estética contemporânea

O ser humano que foi mais racional na modernidade apresenta-se como um ser complexo e híbrido no pós-moderno; essa afirmação nos coloca a par do que pretende o texto: refletir sobre a passagem da modernidade para após-modernidade, na qual a importância da busca de uma nova concepção estética é uma realidade no mundo contemporâneo.
O homem pós-moderno ainda é guiado por símbolos que contribuem para aconstrução de suas experiências no campo da imaginação, somado a isso, a sua relação como universo contemporâneo faz com que eleestabeleça novas condutas nas elaborações estéticas. Essas observações nos remetem a Kant, que em sua fala, afirma que a capacidade de entender o belo não está na lógica, mas na subjetividade e no conhecimento.
A modernidade, que foi entrando na vida e na elaboração desse “novo” homem pós-moderno, teve um contribuição forte das mídias. Diversos estilos visuais são oferecidos a toda hora, novos e antigos, estabelecendo uma identificação imediata. A comunicação também é variada, mundos visuais, virtuais e imaginários interagem. A modernidade foi bem aceita, ela foi incorporada às tendências contemporâneas.
Toda rede de informações e a oferta democrática e generosa da internet, agregado a elementos de multimídia, desenvolve e cultiva ambiguidade de interpretação, além de proporcionar vivencias múltiplas. Emoções, sentimentos, sensações, tudo isso é ativado na experiência da observação de diversas visualidades efêmeras, não importando se elas são imprecisas, distorcidas ou poluídas. Ironizando antigos paradigmas visuais hegemônicos.
Sendo o homem uma união de razão, percepção e sensibilidade, é possível afirmar que uma imparcialidade em julgamentos ou construções estéticas é quase impossível. Assim, fica claro que na contemporaneidade torna-se difícil falar de estilo. Esse ser globalizado e rico em informações e referencias, constitui uma condição de vida e não apena um estilo.

O mundo tornou-se complexo, tecnológico e veloz. Imprimiu-nos uma sensação de macro estética, muitas coisas ao mesmo tempo. As novas culturas de massa e a internet, ao mesmo tempo em que nos libertou, estreitando fronteiras nos aprisionaram. A possibilidade de fazer tudo online desenvolveu no homem contemporâneo novos desejos. Pagar contas pela internet, assistir um show no home theater, visitas virtuais a museus e até a leitura de um livro, nos aprisiona em um universo solitário, mudando nossa percepção de gosto e de apreciação.
A pós- modernidadepor sua vez, é inclusiva, é uma tendência, ou uma condição que aceitapraticamente todas as manifestações do imaginário humano, é uma condição do contemporâneo cuja palavra estilo, ainda é posta em debate.
O imaginário pode ser brevemente definido aqui como processo de relaçãoentre o universo subjetivo e a realidade objetiva. Segundo GilbertDurand(1998), a realidade é acionada pela presença do imaginário, no qual está contida imaginação dos muitos processos criativos que assolam a sociedade contemporânea. A era da tecnologia uniu sensibilidade e ciência, mas a sociedade parece que ainda não está preparada para essas múltiplas funções. Segundo Edgar Morin, se vivermos em um mundo complexo, sem verdades absolutas, é pelo imaginário que retomamos as raízes da intimidade de nossos sentidos.
Maffesoli (2001) diz que essa beleza antes sacralizada e bem definida como tal tornou – sepolissêmica e dessa forma com características polivalentes. Estamos vivendo a pluralidade, não existe mais a beleza ou a verdade únicas. A percepção de uma nova estética relacional da pós-modernidade nos proporcionará expressar e viver muitas possibilidades do nosso ser, com o conhecimento e o espíritocrítico e reflexivo. Essa oportunidade é oque nos possibilita uma cultura iconográfica tão livre, variada e democrática.

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